Eletrovento em Ação

Estrada Solar

Estrada Solar

China constrói auto estrada de painéis solares


POR: ÉPOCA NEGÓCIOS ONLINE


A China é considerada o maior emissor mundial de gases do efeito estufa, porém, parece que o país pretende reverter esse efeito investindo US$ 360 bilhões em energias renováveis até o ano de 2020. Um dos mais novos projetos do país é uma estrada que capta energia solar. A via terá capacidade de gerar 1 milhão de kWh por ano.



A maior estrada solar está em construção em Jinam, capital da província de Shandong, na China. Desenvolvida pela Qilu Transportation Development Group, um quilômetro de via expressa já está funcionando para testes. A rodovia sustentável conta com uma área de 5.875 m² de painéis solares, uma estrutura com capacidade de gerar energia suficiente para 800 residências.

O chão da nova estrada conta com três camadas: a primeira camada isolante na parte inferior, no meio são os painéis fotovoltaicos, que transformar a luz em energia, e por último o concreto transparente na parte superior. O designer de projetos Zhang Hongchao, afirma que a estrada é capaz de suportar 10 vezes mais pressão do que as estradas normais de asfalto e a estimativa é que a área gere um milhão de quilowatts hora de eletricidade em um ano.

O projeto também pretende usar a tecnologia para iluminação da rodovia, em letreiros digitais e até mesmo para um sistema de derretimento de neve. Futuramente, o projeto deverá ganhar melhorias, como por exemplo, recarga sem fio de veículos elétricos e o fornecimento de conexão com a internet.

O projeto tem tudo para ser um sucesso, apesar do alto custo. Os especialistas dizem que o valor do projeto é um dos principais empecilhos para a expansão do projeto. Cada metro quadrado da estrada tecnológica custou aproximadamente US$ 458, valor muito maior em comparação com o asfalto tradicional.



Desde o ano de 2015, países como Holanda e França, têm testado projetos similares ao da China, as “estradas solares” estão chegando para mudar nosso futuro. A primeira estrada solar do mundo foi inaugurada na França em março de 2017 e na Holanda uma ciclovia já faz sucesso por apresentar essa tecnologia inovadora.

Segundo a última análise sobre o mercado de energia renovável divulgada pela Agência Internacional de Energia (AIE), o país asiático representa quase metade da expansão global da energia solar. A Agência Internacional de Energia acredita que as fontes renováveis continuarão crescendo com força nos próximos anos e até 2022 a capacidade de energia renovável deverá aumentar em 43%.


Comentário(s) (0)


Deixe seu comentário